Backup de Notas Fiscais Eletrônicas

Lei Nº 2.973/2007






O gBackup, sempre atento as legislações, destaca a Lei Nº 2.973/2007, que exige que seja feito um backup de todas as notas ficais eletrônicas (NF-E).

Além de ser de uma importância vital para sua empresa a realização de backup dos seus dados, as empresas que emitem NF-E precisam se preocupar com mais dois tipos de backups:

* Backup do sistema Emissor de NF-E, fornecido pela Receita, onde ficam gravadas as NF-E's emitidas;
* Backup dos arquivos XML referente a cada nota emitida e autorizada pela Receita.

Este dois, principalmente o backup dos XML é de fundamental importância. Este arquivo XML, que deve ser gerado após a impressão do DANFE, contém todos os dados da nota fiscal, inclusive sua assinatura digital, o que garante autenticidade do arquivo.

É gerado um arquivo XML para cada nota fiscal e este arquivo é a própria nota, ou seja, o DANFE, ao contrário do que muitos acham, é uma simples representação deste arquivo.
De acordo com o Ajuste SINIEF e demais legislações que tratam do assunto, a nota fiscal eletrônica (NF-E) será transmitida da Secretaria da Fazenda para a Receita Federal do Brasil, que para fins legais será o repositório nacional de todas NF-E emitidas e, no caso de uma operação interestadual, também para a Secretaria da Fazenda de destino da operação. O contribuinte deverá ter as seguintes obrigações:

* O emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as NF-E´s pelo prazo mínimo de 05 (cinco anos). Porém quando o destinatário (comprador) não tenha condições de receber o arquivo digital, deverá arquivar o DANFE pelo prazo decadencial (10 anos);
* Nas operações realizadas entre emitentes da nota fiscal eletrônica NF-E não precisará guardar o DANFE, mas apenas o arquivo digital recebido;
* Nas hipóteses em que o destinatário não seja emitente da nota fiscal eletrônica NF-e, o destinatário deverá manter em arquivo o DANFE relativo à NF-E da operação pelo prazo decadencial (10 anos).

Ou seja, no caso de solicitação pelo agente do Fisco, da apresentação dos arquivos eletrônicos referentes a nota fiscal e as mesmas não existirem, o contribuinte poderá ser penalizado.

Consulte mais informações no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

O gBackup oferece um sistema seguro para armazenamento de notas fiscais eletrônicas (NF-E). Ao usar esse serviço de backup, o cliente reduz custos, simplifica o processo para armazenar informações e garante maior segurança à elas.

Para maiores informações ou solicitação do serviço, entre em contato.


 


Apresentação

Início
O que é?
Porque contratar?
Funcionalidades
Segurança
Imagens

 

Contratar

Planos
Contratar agora
Proposta comercial
Teste grátis

Suporte

Central de suporte
Painel de controle
Primeiro backup
Download

Empresa

Quem somos
Infraestrutura
Responsabilidade social

Contato

Contato
Parcerias

© 2004-2017 gBackup. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.
Uma solução da Dgnetwork Solutions